quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Idalina classifica demissão de agentes de endemias do Juruá como “palhaçada”


Deputada cruzeirense diz que existe hoje no Acre um neo-coronelismo de barranco imposto pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Em um duro pronunciamento feito da tribuna da Assembléia Legislativa, a deputada Idalina Onofre (PPS) classificou como uma "verdadeira palhaçada" a demissão dos agentes de endemias do Vale do Juruá. De acordo com a parlamentar, os agentes foram demitidos através do comunicado do secretário de Saúde daquela região.


"Os servidores receberam a notícia verbalmente em frente ao prédio da Funasa. Vejo, então, que os agentes não são mais importantes que a malária e a dengue no Estado. Eles foram demitidos sem a apresentação de nenhum documento, o que é uma palhaçada", revelou indignada a deputada.

Segundo Idalina, as leis que amparam os agentes de endemias não estão sendo respeitadas. Ela salientou que os trabalhadores prestaram concurso e foram aprovados em processo seletivo para atuar na área, tendo, portanto, assegurados em lei todos os seus direitos.

"Da forma como estão sendo tratadas coisas, aqui no Acre não existem mais leis. Sabemos que aqui existe um neocoronelismo de barranco imposto pelo PT e pelos irmãos Viana. Na época dos coronéis de barrancos os seringueiros eram dispensados de uma hora para outra. Mas, hoje em dia não era para funcionar assim. Cadê a Justiça do Trabalho?", questionou Idalina.

A parlamentar informou que vai ingressar com uma ação no Ministério Público Federal pedindo que o governo apresente um documento informando a demissão dos agentes de endemias, para que se encontre uma forma de tomar providências legais contra a medida em Brasília.

"Quero ter em minhas mãos a cópia do edital do concurso, a cópia do contrato dos funcionários, que foram inclusive contratados com a verba errada. O governo terá que pagar pelos erros cometidos nesta questão. Faço um apelo ao deputado Luís Tchê, para que a comissão de Saúde da Aleac se dirija ao Vale do Juruá para tomar providências com relação ao caso, porque os agentes de endemias estão sendo jogados no lixo e tratados como bichos", concluiu a deputada.

Nenhum comentário: