domingo, 6 de dezembro de 2009

230 Servidores demitidos pela Endemias protestam no Juruá





Foram mais de 230 agentes temporários demitidos
CRUZEIRO DO SUL - Só em Cruzeiro do Sul, mais de 230 agentes de Endemias foram demitidos na manhã de terça-feira. Os agentes temporários vinham realizando protestos desde o lançamento de Edital do concurso público realizado pelo Governo do Estado para efetivar profissionais na área. Um dos agentes demitidos, James Herculano, descreve o sentimento geral dos funcionários que perderam seus empregos: ''como todos os agentes, pai de família, a gente fica revoltado com essa decisão... tem gente com 10, 8, no meu caso 6 anos... e o Governo sem nenhum mérito demite a gente''. Eles se queixam da falta de flexibilidade que o Governo teria demonstrado: ''a negociação que teve aqui foi dizer... ''tá todo mundo demitido''.
''Um presente malvado'' - vereador tucano critica o Governo do Estado
Para o vereador Romário Tavares (PSDB), ''... o povo do Juruá, o povo do Acre recebe do Governo do Estado um presenta malvado''. O vereador tucano se mostrou solidário a ''esses heróis que são os agentes de endemias da malária... que trabalharam tanto para baixar os casos de malária...''.
Ele também manifestou indignação com a situação porque ''o Governo nem sequer manda um documento... um secretário... pra vir conversar com esses pais de família''.

Dura lex sed lex: os limites da lei e o fortalecimento da iniciativa privada regional como única solução perante o enxugamento da máquina pública
Diz uma antiga expressão latina: dura lex sed lex - em outras palavras: a Lei é dura, porém é Lei. Esse ditado descreve bem a medida que o Governo do Estado foi obrigado a tomar. Apesar da atitude ser extremamente impopular e certamente inconveniente por dar-se às vésperas do Natal, os gestores estaduais estão tomando as medidas cabíveis perante a Lei, que prevê que funcionários públicos devem ser concursados para exercer a função. É certo que ainda existe um grande número de servidores temporários em diversos setores do Poder Público no Acre. No entanto, para que se garanta o funcionamento regular do Estado e para que os próprios direitos trabalhistas sejam resguardados, essa situação tem que ser enfrentada firme e sistematicamente por meio da realização de concursos. Se o direito de protestar é legítimo, assim também é o papel de Estado de fazer cumprir as leis da administração pública.
Infelizmente ainda persiste no Juruá a cultura de que o Poder Público deve prover empregos para o maior número possível de pessoas. No entanto, a modernização da gestão e os próprios impedimentos legais, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, estão colocando um ponto final drátstico nessa cultura. O momento é oportuno para uma reflexão mais ampla e ações efetivas, visto que o problema dos pais de família que ficaram sem emprego deve ser resolvido de alguma forma. Uma opção democrática e inteligente é que os próprios servidores se manifestem de forma organizada e pacífica para pressionar os gestores a criar, junto à iniciativa privada, novas oportunidades de empregos e empreendimentos na cidade.','').
(Reportagem: Portal JuruáOnline - http://www.juruaonline.com.br/).

Um comentário:

Anônimo disse...

isso e uma vergonha em pleno natal